Principais diferenças entre os compensados Naval(Marítimo) e Cola Branca

Os compensados multilaminados são materiais de máxima qualidade, produzidos com madeira de reflorestamento, de modo sustentável e responsável com o meio ambiente.

A preocupação com a natureza é uma constante em nosso trabalho.

Não existe um tipo único de compensado.

Eles se diferenciam principalmente pelo tratamento e cola utilizados em sua fabricação.

Falando especificamente dos compensados Marítimo e Cola Branca, temos dois materiais de extrema qualidade que se diferenciam em relação a resistência à água.

O Compensado Marítimo, como o nome já denota, oferece maior resistência a umidade, sendo o tipo de material ideal para empregar em ambientes mais úmidos como banheiro, cozinha e lavanderia. Já o Cola Branca é mais utilizado por quem busca custo/benefício na fabricação de móveis e outras utilizações onde não se tem contato com a água.

O tipo certo de compensado para seu projeto, você encontra na aqui


Fale com nossa equipe especializada e solicite um orçamento.

Vantagens do compensado na Construção

Os compensados possuem muita qualidade e reúnem características específicas que valorizam e auxiliam sua obra.

A principal vantagem do compensado de uso permanente é a variedade do uso. O compensado marítimo e cola branca são indicados para construção de divisórias, mezaninos, fabricação de portas e janelas além de ser muito usado pela indústria moveleira. Já o Plastificado e Fenólico é amplamente usado na construção civil na montagem da laje para concretagem. Também é indicado para fabricação de caixarias e fôrmas de concreto.

O compensado de uso temporário Cola Branca de Pinus ou Virola são mais utilizados para tapumes e uso geral. Uma dica para escolher este tipo de compensado é: avaliar qual a durabilidade necessária do compensado na obra.

Chapa de compensado Plastificado

Resinado Plastificado Cola Fenólica

O compensado plastificado possui uma película filme em sua parte externa, o que dá um aspecto parecido com plástico, por isso o nome.

As principais vantagens do compensado plastificado estão em sua durabilidade e resistência, oferecendo ótimo custo/benefício se comparado a outros tipos de materiais.

Por conta disso, são muito usados em:
? Caixas e fôrmas de concretagem
? Construção de andaimes
? Caixaria para obra.
? Fôrmas para concretagem de laje.
? Tapumes.
? Entre outras aplicações.

Chapa de Compensado Capa de Virola

chapa de compensado capa de virola

1 – Visual e acabamento

A virola tem como principal característica o fato de ter uma superfície lisa e a ausência de nós em seu visual. Isso possibilita que o material seja utilizado, sobretudo, na capa e contracapa do compensado, ajudando bastante em acabamentos de móveis.

Os compensados são materiais resistentes e duráveis. Ainda assim, é preciso ter um cuidado diária para preservação dos seus móveis e garantir que eles mantenham seu aspecto bonito. Reunimos algumas dicas para te ajudar:

? MANTENHA O COMPENSADO SECO: mesmo os compensados marítimos, que são resistentes à umidade, não devem ficar molhados por muito tempo, a fim de evitar deformações e rachaduras.


? LIMPE REGULARMENTE: é recomendado limpar o compensado com um pano úmido e detergente neutro para evitar o acúmulo de sujeira e poeira que podem danificar a superfície.


? EVITE EXPOSIÇÃO PROLONGADA À LUZ SOLAR: a exposição excessiva à luz solar pode causar descoloração e rachaduras na superfície do compensado.


? PROTEJA AS BORDAS: elas são mais vulneráveis a danos. Uma dica é usar fita adesiva ou selador de bordas antes de cortar ou manusear.


? CAMADA PROTETORA: Pode ser usado verniz, tinta ou mesmo selador para proteger o compensado contra desgaste e desbotamento. Lembrando que a proteção deve ser adequada ao tipo de compensado e a finalidade do projeto.

Entre em contato agora mesmo!